Documentário: Sobre Noiz

É raro passar pelo Canal Brasil, mais raro ainda é ficar por ele para conferir o que está passando. Mas eis que uma boa surpresa me levou a descobrir o documentário Sobre Noiz e conferir até o final.

Sobre Noiz (2016)

Dirigido por: Emicida, Evandro Fióti

Duração: 1h 10min
Gênero: Documentário
País de origem: Brasil

Sinopse: Durante a produção de seu álbum “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”o rapper e ativista Emicida visitou diversas comunidades para criar um panorama da realidade dos jovens que convivem fora dos padrões das classes mais altas.

Imersão profunda no universo do álbum, o vídeo registra toda a sua concepção,  desde os primeiros rascunhos de letras até a viagem que se tornou o pano de fundo da obra.

Com narração do próprio músico, “Sobre Noiz” mostra os preparativos para a viagem, ainda no Brasil, chegando até a África, com imagens das gravações com músicos locais em Praia, Cabo Verde, e de Emicida nas ruas de Luanda.

Na medida em que “Sobre Crianças…” vai tomando forma, reflexões do músico sobre o rap e a música brasileira em geral são intercaladas com questões políticas e sociais dos países africanos por onde ele passou.


Escrivinhando sobre o documentário:

Mesmo não sendo um ritmo que costuma constar na minha playlist, o documentário é maior que apenas o estilo ou ritmo musical. Ele tem uma voz própria, sobre identidade, descoberta e respeito. E como se já não fosse beleza o suficiente presenciar a criação de álbum tão bonito e com mensagens tão fortes, as imagens são extremamente de bom gosto.

Um ar intimista, divertido e que permite uma imersão. Fala com quem está do outro lado, chama para conhecer ainda mais o trabalho do Emicida como um todo, dando além de voz, personalidade e ainda mais carisma.

Quem disse que a simplicidade não basta? Que é preciso milhares de paranauês para ser algo que prenda e cative o olhar? Nesse Doc eu fui pega pela simplicidade e pela simpatia, pedindo licença para entrar e conhecer a casa, a música e a criatividade. Não precisa ser fã de Rap, basta ser apaixonado por música e poesia para se sentir bem vindo e receber o abraço sonoro dessa trilha linda que ele criou.

Para mais informações vou deixar o link do Site do Lab Fantasma, site oficial com informações do documentário. E depois do trailer, você confere uma playlist com as músicas do álbum do Emicida.

Espero que gostem, que se permitam e que compartilhem.

Deixe um comentário com a sua opinião, dica ou bronquinha… estamos aqui para compartilhar idéas e o que mais vier.

 


Trailer:

 

Playlist Emicida –  álbum “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa”

 

Deixe seu comentário

%d blogueiros gostam disto: